EDIFICAÇÕES COMERCIAIS E DE SERVIÇOS

 

Edificações comerciais e de serviços são caracterizadas por não possuir finalidade residencial ou industrial. São considerados exemplos destas edificações: escolas privadas, edifícios para o tratamento de saúde de animais ou humanos, tais como hospitais, postos de saúde e clínicas privadas, vendas de mercadorias em geral, prestação de serviços, bancos privados; diversão; preparação e venda de alimentos, escritórios e edifícios empresariais, sedes de empresas ou indústrias, desde que não haja a atividade de produção nesta última e meios de hospedagem.

Nos links abaixo estão dispostos os materiais de interesse geral (Regulamentos, manuais, etc).

 

Manuais, vídeos e demais documentos

 
Volume 4.1
Manual para Aplicação do RTQ-C
Versão 4 (Abril de 2017)

Volume 4.3
Manual para Aplicação do RAC
Versão 1 (2014)

Diretrizes para obtenção do nível A para edificações comerciais, de serviços e públicas
Versão 01 (2014)

PLANILHAS E CATÁLOGOS

WEBPRESCRITIVO

 

VÍDEOS

 

RTQ-C - Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos

O RTQ-C especifica requisitos técnicos, bem como os métodos para classificação de edifícios comerciais, de serviços e públicos quanto à eficiência energética. O vídeo a seguir traz um breve resumo sobre o conteúdo presente no Regulamento.

Vídeo resumo sobre o RTQ-C.

RAC - Requisitos de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edificações

O RAC tem como objetivo estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade de Eficiência Energética de Edificações, através do mecanismo da Inspeção, visando a concessão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE, de acordo com os Regulamentos Técnicos da Qualidade e estimulando a concepção de edificações mais eficientes. O vídeo a seguir explica de forma bastante sintéticao conteúdo presente no RAC.

Vídeo resumo sobre o RAC

WebPrescritivo

O Webprescritivo é um serviço web de avaliação da ENCE pelo método prescritivo para edifícios comerciais, públicos e de serviços. Nele, o usuário fornece os parâmetros de projeto e obtém a etiqueta parcial para envoltória, iluminação, condicionamento de ar e também a etiqueta geral da edificação. 

Assista ao vídeo explicativo sobre o método webprescritivo.