Estou, no momento, no processo de simulação computacional para a determinação da eficiência de uma unidade habitacional autônoma. De acordo com o RTQ-R, para a determinação da eficiência da envoltória (EqNumEnv) é necessário calcular primeiro a eficiência da envoltória para resfriamento (EqNumEnvResf) e a eficiência da envoltória para aquecimento (EqNumEnvA). Então, aplica-se os valores na equação para a determinação do equivalente numérico da envoltória, para a Zona Bioclimática onde o projeto será construído (no meu caso ZB 3):
EqNumEnv = 0,64 x EqNumEnvResf + 0,36 x EqNumEnvA
Para a determinação do equivalente numérico da eficiência da envoltória para aquecimento, deve-se calcular o Consumo Relativo para Aquecimento (CA), e compará-la com a tabela a seguir:

O que significa exatamente este Consumo Relativo? Vejo que sua unidade é kWh/m².ano, ou seja, significa isto que é um valor que se refere à quantidade de energia que o metro quadrado de um determinado cômodo necessita para manter-se aquecido a uma temperatura de 22ºC durante o ano? Se for este o caso, não seriam os valores na tabela acima muito altos?
Estou desconfiado, pois em minhas simulações, estou chegando a um valor de consumo relativo muito baixo (algo em torno de 230 kWh/m².ano). Ainda, utilizando a tabela a seguir, disponível também no site da procel, fiz alguns cálculos que reforçaram minha desconfiança:

Dividindo-se o consumo médio mensal pelos dias estimados de uso/mês, chega-se a um consumo médio diário de 12,896 kWh/dia. Supondo que este aquecedor refere-se a um dormitório com a área mínima de 8m² chega-se a um consumo de 1,612 kWh/m².dia (12,896 / 8,00). Mantendo-se a mesma média de utilização por dia, e extrapolando o uso para todos os dias do ano, chega-se a um valor de apenas 588,38 kWh/m².ano. Comparado aos valores de CA para uma envoltória menos eficiente (Eficiência B) que seria algo entre 8 630 e 17 895 kWh/m².ano, este valor é um valor baixíssimo.
Muito obrigado,
Giovanni Franco Cisotto