Prezados,
Estou fazendo a avaliação de uma casa pelo método de simulação que apresenta um desempenho nivel A, a principio. No entanto, a casa tem uma sala de TV interna que não tem aberturas para o exterior, ou seja, não tem janelas ou portas que garantam o atendimento aos pré requisitos de iluminação e ventilação justamente por se tratar de uma sala de televisão. O ambiente, no entanto, tem ar condicionado. Gostaria de saber se, sendo assim, minha pontuação cai para Nível C, ou não devo considerar este ambiente na análise dos pré requisitos?
Obrigada.
Método Simulação e pré requisito
Moderador: adminresidencial
-
- residencial
Re: Método Simulação e pré requisito
Prezada Patrícia, boa tarde!Patricia Santos escreveu:Prezados,
Estou fazendo a avaliação de uma casa pelo método de simulação que apresenta um desempenho nivel A, a principio. No entanto, a casa tem uma sala de TV interna que não tem aberturas para o exterior, ou seja, não tem janelas ou portas que garantam o atendimento aos pré requisitos de iluminação e ventilação justamente por se tratar de uma sala de televisão. O ambiente, no entanto, tem ar condicionado. Gostaria de saber se, sendo assim, minha pontuação cai para Nível C, ou não devo considerar este ambiente na análise dos pré requisitos?
Obrigada.
De acordo com o item 3.1.3.1 do RTQ-R vigente, as edificações avaliadas pelo método de simulação devem atender aos pré-requisitos de iluminação natural (3.1.1.2) e ventilação natural (3.1.1.3). Seu ambiente é uma sala e, portanto, um ambiente de permanência prolongada. Deve, então, atender aos pré-requisitos citados. O não atendimento destes pré-requisitos implica em no máximo nível C somente para os ambientes que não atenderem este pré-requisito.
Atenciosamente,
Equipe Núcleo Residencial
-
Bom dia, obrigada pelo retorno!
Quando eu disse que não tinha abertura, não havia considerado uma porta de vidro que dá para a área externa. veja ela circulada no desenho em anexo. É possível considerar ela no cálculo do pré requisito iluminação e ventilação natural para a sala de TV?

Obrigada,
Quando eu disse que não tinha abertura, não havia considerado uma porta de vidro que dá para a área externa. veja ela circulada no desenho em anexo. É possível considerar ela no cálculo do pré requisito iluminação e ventilação natural para a sala de TV?
Obrigada,
- residencial
Prezada Patrícia, bom dia!Patricia Santos escreveu:Bom dia, obrigada pelo retorno!
Obrigada,
O desenho ao qual se refere não foi anexado.
Porém, tentaremos lhe ajudar com os seguintes esclarecimentos:
Áreas envidraçadas voltadas para o exterior da edificação podem ser consideradas como áreas para iluminação.
Segundo a definição de abertura do RTQ-R vigente, são consideradas aberturas "todas as áreas da envoltória do edifício, abertas ou com fechamento translúcido ou
transparente (que permitam a entrada da luz e/ou ar) incluindo, por exemplo, janelas, painéis plásticos, portas de vidro (com mais da metade da área de vidro), paredes de blocos de vidro e aberturas zenitais. A área da abertura exclui os caixilhos.".
Atente-se para o fato de que portas de acesso principal e de serviço não são consideradas como aberturas para ventilação, como explica a alínea b do item 3.1.1.2 do RTQ-R vigente.
Atenciosamente,
-

segue imagem.
- residencial
Cara Patrícia, bom dia!Patricia Santos escreveu:
segue imagem.
Esta porta é voltada para o exterior da edificação, certo? Porém, é, também, a porta de acesso à edificação. Portas de acesso principal e de serviço não são consideradas como aberturas para ventilação, como explica a alínea b do item 3.1.1.2 do RTQ-R vigente.
Atenciosamente,