Potência Instalada de Iluminação em ambientes sob Pilotis

Moderador: admincomercial

Ana Carolina Dias

Potência Instalada de Iluminação em ambientes sob Pilotis

Mensagem por Ana Carolina Dias »

Estou avaliando um prédio de salas de aula que possui 5 pavimentos, e minha dificuldade está na análise do térreo do prédio configurado em pilotis (ambiente aberto e coberto). Essa área aberta possui a função de circulação e também é destinada à área de convivência de alunos (A=1216,68m²). Além de possuir uma considerável quantidade de luminárias instaladas, totalizando uma potência de 4.030W. O regulamento passa a considerar no sistema de iluminação, ambientes abertos e cobertos, o que caracterizaria incluir na cálculo de densidade de potência o térreo do prédio (pilotis). Porém o regulamento exclui circulações externas da avaliação da iluminação (que também caracteriza o térreo).

Minha duvida está em qual dessas duas considerações eu devo levar em conta para incluir ou não a potência instalada nessa área do térreo na avaliação do sistema de iluminação da edificação completa?

Obrigada!
comercial

Re: Potência Instalada de Iluminação em ambientes sob Piloti

Mensagem por comercial »

Ana Carolina Dias escreveu:Estou avaliando um prédio de salas de aula que possui 5 pavimentos, e minha dificuldade está na análise do térreo do prédio configurado em pilotis (ambiente aberto e coberto). Essa área aberta possui a função de circulação e também é destinada à área de convivência de alunos (A=1216,68m²). Além de possuir uma considerável quantidade de luminárias instaladas, totalizando uma potência de 4.030W. O regulamento passa a considerar no sistema de iluminação, ambientes abertos e cobertos, o que caracterizaria incluir na cálculo de densidade de potência o térreo do prédio (pilotis). Porém o regulamento exclui circulações externas da avaliação da iluminação (que também caracteriza o térreo).

Minha duvida está em qual dessas duas considerações eu devo levar em conta para incluir ou não a potência instalada nessa área do térreo na avaliação do sistema de iluminação da edificação completa?

Obrigada!
A área sob pilotis deveria ser considerada normalmente no calculo da iluminação (a potência instalada deveria ser computada).
Ana Carolina Dias

Mensagem por Ana Carolina Dias »

Certo, obrigada!

Então os pré-requisitos são consideramos normalmente como se este ambiente fosse fechado?

Por exemplo, o pré-requsito:
- Contribuição de luz natural;
Devo levar ou não em consideração a aplicação desse pré-req. para as fileiras de luminárias voltadas para o ambiente externo ( ou para átrio não coberto ou de cobertura translúcida), presentes nessa área aberta?
Isso se aplica somente para ambientes internos?
comercial

Mensagem por comercial »

Ana Carolina Dias escreveu:Certo, obrigada!

Então os pré-requisitos são consideramos normalmente como se este ambiente fosse fechado?

Por exemplo, o pré-requsito:
- Contribuição de luz natural;
Devo levar ou não em consideração a aplicação desse pré-req. para as fileiras de luminárias voltadas para o ambiente externo ( ou para átrio não coberto ou de cobertura translúcida), presentes nessa área aberta?
Isso se aplica somente para ambientes internos?

Sim, os pré-requisitos devem ser considerados normalmente.
Responder

Voltar para “4.3. Outras dúvidas”