Dúvida - anexo V: CATÁLOGO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS

Moderadores: admincomercial, adminresidencial

Dúvida - anexo V: CATÁLOGO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS

Mensagempor lguilhermers » Seg Jun 01, 2015 5:43 pm

Prezados,

Estive consultando o anexo geral V do RAC e tive dúvidas em relação ao cálculo do componente número 33 do anexo, uma estrutura em perfil metálico.

Seguindo o anexo, observa-se os valores de 1,26 para Transmitância e 263 para a capacidade térmica. Seguindo a metodologia da NBR 15.220, realizei os cálculos com planilhas e à mão, não encontrando nenhum valor próximo, principalmente em relação à Capacidade Térmica, que resultou em um valor bastante inferior em todos os casos.

Acredito que essa diferença seja dada pela camada do meio, onde há uma placa de aço, não especificada/ dimensionada na descrição dos componentes. Caso pudesse me dar uma explicação de como foi calculado, ou até um memorial de cálculo ou contato, agradeceria, pois preciso dessa informação para continuar meus estudos.
lguilhermers

Re: Dúvida - anexo V: CATÁLOGO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS

Mensagempor residencial » Seg Jun 08, 2015 12:09 pm

lguilhermers escreveu:Prezados,

Estive consultando o anexo geral V do RAC e tive dúvidas em relação ao cálculo do componente número 33 do anexo, uma estrutura em perfil metálico.

Seguindo o anexo, observa-se os valores de 1,26 para Transmitância e 263 para a capacidade térmica. Seguindo a metodologia da NBR 15.220, realizei os cálculos com planilhas e à mão, não encontrando nenhum valor próximo, principalmente em relação à Capacidade Térmica, que resultou em um valor bastante inferior em todos os casos.

Acredito que essa diferença seja dada pela camada do meio, onde há uma placa de aço, não especificada/ dimensionada na descrição dos componentes. Caso pudesse me dar uma explicação de como foi calculado, ou até um memorial de cálculo ou contato, agradeceria, pois preciso dessa informação para continuar meus estudos.

Prezado Luís Guilherme,

agradecemos o seu interesse nos resultados do anexo V.

A partir do seu contato conseguimos detectar um equívoco na unidade de medida dos valores de entrada das espessuras do componentes dos itens 33, 34, 35 e 36 do catálogo.

Os valores corrigidos das propriedades seguem em anexo. Nos próximos dias publicaremos um versão revisada do anexo V com estas alterações.
Anexos
Anexo geral V.PNG
Anexo geral V.PNG (28.79 KiB) Exibido 1725 vezes

Atenciosamente,
Equipe Núcleo Residencial
residencial

Voltar para 2. Anexos Gerais