Varandas fechadas

Moderador: adminresidencial

Avatar do usuário
Juliana Yuriko Chagas Cruz
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Jun 10, 2014 3:52 pm

Varandas fechadas

Mensagem por Juliana Yuriko Chagas Cruz »

A observação do item 1.8 do RTQ-R diz que “varandas fechadas com vidro, cozinhas ou outros ambientes que não possuam separação através de parede ou divisória até o forro com ambientes de permanência prolongada são considerados extensão dos ambientes contíguos a eles.” O cálculo das equações da envoltória deve ser feito levando em conta os ambientes conjugados? E a análise dos pré-requisitos?
Avatar do usuário
residencial
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 11:10 pm

Re: Varandas fechadas

Mensagem por residencial »

Juliana Yuriko Chagas Cruz escreveu:A observação do item 1.8 do RTQ-R diz que “varandas fechadas com vidro, cozinhas ou outros ambientes que não possuam separação através de parede ou divisória até o forro com ambientes de permanência prolongada são considerados extensão dos ambientes contíguos a eles.” O cálculo das equações da envoltória deve ser feito levando em conta os ambientes conjugados? E a análise dos pré-requisitos?

Sim, para o levantamento de dados das variáveis da equação e para a avaliação dos pré-requisitos considera-se toda a área de ambiente que não tenha divisória - piso teto. Exceção é feita na análise dos percentuais de áreas mínimas de abertura para ventilação e iluminação, onde a área de corredor pode ser desconsiderada do cálculo da área útil do ambiente, mesmo se o corredor for contíguo a algum ambiente de permanência prolongada.

Atenciosamente,
Equipe Núcleo Residencial
Responder

Voltar para “1. Definições, símbolo e unidades”