Verificação das aberturas

Moderadores: admincomercial, adminresidencial

Giovani
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Ago 12, 2014 11:43 am

Verificação das aberturas

Mensagem por Giovani »

Prezados, gostaria de tirar algumas dúvidas para a inspeção do AVS, AHS e áreas de abertura na edificação construída. O procedimento indicado no RAC indica que o ângulo ou área medido in loco não deve ter uma diferença maior que 5% do especificado no projeto. Minha dúvida é se a verificação dessa tolerância se dá para cada abertura, e nesse caso uma abertura com área ou proteção que ultrapassasse esse limite de tolerância já implicaria no recálculo do EqNumEnv, ou se essa verificação se daria apenas no AVS, AHS ou área de abertura total da edificação, já realizando a ponderação dos ângulos pelas respectivas áreas, como acontece para a verificação da absortância.
Giovani Pacheco
Avatar do usuário
comercial
Mensagens: 281
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 11:13 pm

Re: Verificação das aberturas

Mensagem por comercial »

Giovani escreveu:Prezados, gostaria de tirar algumas dúvidas para a inspeção do AVS, AHS e áreas de abertura na edificação construída. O procedimento indicado no RAC indica que o ângulo ou área medido in loco não deve ter uma diferença maior que 5% do especificado no projeto. Minha dúvida é se a verificação dessa tolerância se dá para cada abertura, e nesse caso uma abertura com área ou proteção que ultrapassasse esse limite de tolerância já implicaria no recálculo do EqNumEnv, ou se essa verificação se daria apenas no AVS, AHS ou área de abertura total da edificação, já realizando a ponderação dos ângulos pelas respectivas áreas, como acontece para a verificação da absortância.
A verificação é feita via amostragem de 10% dos tipos de aberturas declaradas segundo o item 4.3.1.1 do RAC. Se caso a área dessa amostragem medida estiver dentro dos 5% de tolerância, o valor utilizado para a classificação será o fornecido pelo consultor. Caso esteja fora do limite, será utilizado o valor real, ou seja, um novo cálculo de área, AVS e AHS será realizado e, consequentemente, implicaria em um recálculo do EqNumEnv.
Responder

Voltar para “3.5. Documentação, níveis de tolerância e procedimentos de inspeção da edificação construída”