Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF

Moderador: admincomercial

Avatar do usuário
Gustavo Daou Palladini
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Jun 10, 2014 3:26 pm

Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF

Mensagem por Gustavo Daou Palladini »

Como modelar os sistemas de condicionamento de ar do tipo VRF no a construção dos modelos de referências (A, B, C e D) necessários para a aplicação do método de simulação?
Avatar do usuário
comercial
Mensagens: 284
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 11:13 pm

Re: Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF

Mensagem por comercial »

Gustavo Daou Palladini escreveu:Como modelar os sistemas de condicionamento de ar do tipo VRF no a construção dos modelos de referências (A, B, C e D) necessários para a aplicação do método de simulação?
Os Sistemas de condicionamento de ar não regulamentados pelo INMETRO do tipo VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) foram adicionados recentemente ao Regulamento através da Portaria n° 372/2010.
A sua classificação se dá de acordo lista dos requisitos mínimos de eficiência para o nível A através das Tabelas 5.4A e 5.4B e no momento ainda não existem requisitos mínimos de eficiência para os demais níveis B, C e D. Deste modo, deve-se modelar o sistema de condicionamento de ar idêntico ao da referência A, porém utilizando o COP 5% inferior ao valor tabelado para os demais níveis.

Ex: Condicionador de ar do tipo VRF que operam em ciclo reverso (refrigeração e aquecimento) com condensação a água e capacidade de 60 kW. De acordo com a tabela 5.4B, requisito mínimo a ser adotado para a referência A seria COP = 2,93. Utilizando-se valores 5% inferiores temos:
Nível A - COP 2.93
Nível B - COP 2.78
Nível C - COP 2.64
Nível D - COP 2.51

É importante salientar que este procedimento somente se aplica a construção dos modelos de referência de simulação, não se estendendo ao método prescritivo.
Responder

Voltar para “6.2.1. Metodologia para modelagem de envoltória e sistemas”