Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF
Moderador: admincomercial
- Gustavo Daou Palladini
- Mensagens: 10
- Registrado em: Ter Jun 10, 2014 3:26 pm
Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF
Como modelar os sistemas de condicionamento de ar do tipo VRF no a construção dos modelos de referências (A, B, C e D) necessários para a aplicação do método de simulação?
Re: Modelagem de Sistema de Condicionamento de Ar tipo VRF
Os Sistemas de condicionamento de ar não regulamentados pelo INMETRO do tipo VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) foram adicionados recentemente ao Regulamento através da Portaria n° 372/2010.Gustavo Daou Palladini escreveu:Como modelar os sistemas de condicionamento de ar do tipo VRF no a construção dos modelos de referências (A, B, C e D) necessários para a aplicação do método de simulação?
A sua classificação se dá de acordo lista dos requisitos mínimos de eficiência para o nível A através das Tabelas 5.4A e 5.4B e no momento ainda não existem requisitos mínimos de eficiência para os demais níveis B, C e D. Deste modo, deve-se modelar o sistema de condicionamento de ar idêntico ao da referência A, porém utilizando o COP 5% inferior ao valor tabelado para os demais níveis.
Ex: Condicionador de ar do tipo VRF que operam em ciclo reverso (refrigeração e aquecimento) com condensação a água e capacidade de 60 kW. De acordo com a tabela 5.4B, requisito mínimo a ser adotado para a referência A seria COP = 2,93. Utilizando-se valores 5% inferiores temos:
Nível A - COP 2.93
Nível B - COP 2.78
Nível C - COP 2.64
Nível D - COP 2.51
É importante salientar que este procedimento somente se aplica a construção dos modelos de referência de simulação, não se estendendo ao método prescritivo.