etiquetagem + retrofit

Moderador: admincomercial

etiquetagem + retrofit

Mensagempor st1po » Qui Mar 09, 2017 2:18 pm

Bom dia,
Estou com uma oportunidade de trabalho e preciso da vossa ajuda. Um conselho regional me procurou com o seguinte caso: Eles pretendem ampliar a edificação e por ser orgão publico precisam obter a ENCE. E também estudam, sem muita vontade, fazer um retrofit no existente. A dúvida vem agora, a ampliação não completa 500 m2. Somando o existente chega a mais de 500 m2. como posso fazer? trato tudo como projeto?
st1po

Re: etiquetagem + retrofit

Mensagempor comercial » Sex Mar 17, 2017 6:30 pm

st1po escreveu:Bom dia,
Estou com uma oportunidade de trabalho e preciso da vossa ajuda. Um conselho regional me procurou com o seguinte caso: Eles pretendem ampliar a edificação e por ser orgão publico precisam obter a ENCE. E também estudam, sem muita vontade, fazer um retrofit no existente. A dúvida vem agora, a ampliação não completa 500 m2. Somando o existente chega a mais de 500 m2. como posso fazer? trato tudo como projeto?

Segundo o Art. 8º da Instrução Normativa nº2 de 4 de junho de 2014: "Estão dispensadas da obtenção da ENCE as edificações com até 500m² (quinhentos metros quadrados) de área construída ou cujo valor da obra seja inferior ao equivalente ao Custo Unitário Básico da Construção Civil - CUB Médio Brasil atualizado aplicado a uma edificação de 500m² (quinhentos metros quadrados).". Dessa forma, pode verificar se o seu projeto não se enquadraria na segunda opção.

Se com a ampliação o edifício fica com mais de 500m2 (parte nova + existente), este pode cumprir com a Instrução Normativa, tendo de obter o nível A.

Maiores informações sobre as edificações públicas podem ser encontradas no site do PBE Edifica: http://www.pbeedifica.com.br/etiquetagem/publica
comercial

Voltar para 2.2. Procedimento de determinação da eficiência