absortância cobertura (telha cerâmica, fibrocimento, etc)

Moderador: admincomercial

absortância cobertura (telha cerâmica, fibrocimento, etc)

Mensagempor Laura_ufsj » Sex Abr 10, 2015 8:55 pm

O projeto tem uma cobertura composta por:
• 71% da área de telhas cerâmicas
• 23% da área de telhas de fibrocimento
• 6% policarbonato (PAZ)

1. Ao fazer a ponderação da transmitância e absortância considero apenas o fechamento opaco, certo?
2. Considerando apenas o fechamento opaco: 75% da área opaca refere-se à telha cerâmica. Sendo assim, considerando o exposto no item viewtopic.php?f=23&t=522
não utilizaria esta parcela na ponderação. Então, eu simplesmente consideraria como absortância da cobertura, aquela referente à telha de fibrocimento no meu cálculo? Isso poderia prejudicar minha etiqueta assim como no item citado. Neste caso, gostaria de saber qual valor teórico utilizar para telha cerâmica, e/ou, a partir de qual valor (% de área de fechamento opaco) ela seria considerada preponderante sobre o cálculo (como no caso do teto jardim citado).
3. Qual absortância seria mais adequada para a telha de fibrocimento?
Obrigada mais uma vez!
Laura_ufsj

Re: absortância cobertura (telha cerâmica, fibrocimento, etc

Mensagempor comercial » Qui Mai 28, 2015 1:07 pm

Laura_ufsj escreveu:O projeto tem uma cobertura composta por:
• 71% da área de telhas cerâmicas
• 23% da área de telhas de fibrocimento
• 6% policarbonato (PAZ)

1. Ao fazer a ponderação da transmitância e absortância considero apenas o fechamento opaco, certo?
2. Considerando apenas o fechamento opaco: 75% da área opaca refere-se à telha cerâmica. Sendo assim, considerando o exposto no item viewtopic.php?f=23&t=522
não utilizaria esta parcela na ponderação. Então, eu simplesmente consideraria como absortância da cobertura, aquela referente à telha de fibrocimento no meu cálculo? Isso poderia prejudicar minha etiqueta assim como no item citado. Neste caso, gostaria de saber qual valor teórico utilizar para telha cerâmica, e/ou, a partir de qual valor (% de área de fechamento opaco) ela seria considerada preponderante sobre o cálculo (como no caso do teto jardim citado).
3. Qual absortância seria mais adequada para a telha de fibrocimento?
Obrigada mais uma vez!

A resposta abaixo da questão referenciada na sua dúvida explica que Se caso a área do teto jardim seja superior a 2/3 (dois terços) da área total da cobertura, o pré-requisito da absortância para nível A será atendido, independentemente do valor da absortância do restante da área.
Caso a porção coberta pelo teto jardim seja inferior a 2/3 da cobertura, deve-se calcular o valor total da absortância da cobertura através de uma ponderação em função dos percentuais das diferentes área existentes, utilizando como absortância do teto jardim o valor teórico de 0,25.

Tal resposta se aplica para telhas cerâmicas tambem.
comercial

Voltar para 3.1.2. Cores e absortância de superfícies