Coroamento em vidro conta como abertura na fachada?

Moderador: admincomercial

Coroamento em vidro conta como abertura na fachada?

Mensagempor ikaronobre » Ter Ago 29, 2017 7:08 pm

Olá. Tenho duas dúvidas:
1 - Estou analisando um hotel que possui parte do seu coroamento em vidro com 2,10m de altura pra proteção da piscina que fica na ultima laje. Gostaria de saber se esse vidro do coroamento conta como abertura de fachada para o cálculo do PAFt e para o angulo de sombreamento.

2 - Uma das fachadas deste mesmo hotel possui uma varanda interna (que não excede a projeção da edificação) que possui um guarda corpo de vidro. Gostaria de saber se considero a área desse vidro como abertura de fachada para o PAFt. No o cálculo do angulo de sombreamento eu não considerei. Esta correto?

Obrigado pela atenção.
ikaronobre

Re: Coroamento em vidro conta como abertura na fachada?

Mensagempor comercial » Ter Out 24, 2017 12:07 pm

ikaronobre escreveu:Olá. Tenho duas dúvidas:
1 - Estou analisando um hotel que possui parte do seu coroamento em vidro com 2,10m de altura pra proteção da piscina que fica na ultima laje. Gostaria de saber se esse vidro do coroamento conta como abertura de fachada para o cálculo do PAFt e para o angulo de sombreamento.

2 - Uma das fachadas deste mesmo hotel possui uma varanda interna (que não excede a projeção da edificação) que possui um guarda corpo de vidro. Gostaria de saber se considero a área desse vidro como abertura de fachada para o PAFt. No o cálculo do angulo de sombreamento eu não considerei. Esta correto?

Obrigado pela atenção.

Prezado,

Quando o vidro é utilizado para fechamento de um ambiente (com cobertura e paredes), deve ser considerado no PAFt. Caso seja apenas utilizado como guarda-corpo, deve ser desconsiderado.
Vidros são elementos translúcidos, e não devem ser considerados como elementos de sombreamento.
comercial

Voltar para 3.2.4. Percentual de Abertura na Fachada (PAF)