Resfriamento de ar para fins de desumidificação

Moderador: admincomercial

ALICE DIAS
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Dez 18, 2020 3:13 pm

Resfriamento de ar para fins de desumidificação

Mensagem por ALICE DIAS »

Prezados repasso uma pergunta enviada por um solicitante:

Estamos desenvolvendo um projeto para a Universidade Federal do Paraná para o qual será solicitada a ENCE Geral de projeto ainda neste ano.
Nesse projeto há salas de aula e laboratórios, alguns laboratórios precisarão de condicionamento 24h diários, 7 dias semanais, e no LAB CULTIVO CELULAR E
HIBRIDOMAS será necessário controle de umidade.
Para obtenção do nível A, do sistema de condicionamento de ar, segundo o RTQ-C, é possível empregar o resfriamento do ar para fins de desumidificação e posterior reaquecimento no LAB CULTIVO CELULAR E HIBRIDOMAS para fins do controle da umidade, conforme requerido pela UFPR?

Caso a resposta seja negativa pedimos sugestões a empregar no caso.

A alternativa de utilizar um desumidificador adicional e exclusivo na sala acarretará consumo maior de energia em relação a solução proposta.

Uma dúvida adicional a respeito de sistema individual de condicionamento para laboratórios que necessitam de condições especiais de temperatura e umidade está relacionada à Nota Técnica n°8 e ao item 5.4.4 do RTQ-C.

A chamada da Nota Técnica n° 8, de 18/12/2014 é a seguinte:

"RTQ-C
Data de publicação
18/12/2014
Descrição
A presente nota técnica visa adicionar Museus e Laboratórios como exceções a esse item pelo fato de necessitarem de controle de temperatura e umidade preciso.
No entanto essa exceção só se aplica se o sistema empregar climatizadores do tipo fancoil com serpentinas com baixo fator de calor sensível, ou seja, alto poder de desumidificação e o reaquecimento deve utilizar aproveitamento de energia."

No entanto, no pdf da NT°8 a descrição corresponde à avaliação de edificações em blocos.
No referido projeto, haverão 4 pavimentos, com salas de aulas, salas dos professores, sanitários e laboratórios.
O sistema de condicionamento será do tipo VRF.
Dos 6 laboratórios que necessitarão de climatização 24h/dia, 7 dias semanais, (localizados no 1°, 3° e 4° pavimento) será necessário prever condensadoras específicas para atender ao item 5.4.4? - “zonas térmicas com necessidade de condicionamento de ar contínuo, durante 24 horas por dia e por pelo menos 5 dias da semana, devem ter condições de ser atendidas por um sistema de condicionamento de ar exclusivo”.
Se a resposta for sim, é necessário uma condensadora por pavimento ou podemos utilizar uma condensadora para atender aos 6 laboratórios, em 3 pavimentos, pela semelhança de utilização e horário?

Nosso questionamento sobre as condensadoras individuais é porque como o VRF é um sistema que aciona parcialmente, conforme a demanda, a operação das máquinas das salas 24h seria proporcional à necessidade.

Desde já agradeço a colaboração.
Responder

Voltar para “5.4.8. Outras dúvidas”