Temperatura setpoint

Moderador: admincomercial

ANACLAUDIA

Temperatura setpoint

Mensagem por ANACLAUDIA »

Nas tabelas A.1 a A.8 são indicadas as temperaturas setpoint para as condições real e de referência, com a seguinte observação:
***** Caso exista a necessidade da edificação operar com um setpoint diferente, deverá ser entregue uma carta de justificativa ao OIA, seguindo-se então com o método de simulação; nestes casos, deve-se utilizar o mesmo setpoint para a edificação real e sua condição de referência.

Está observação quer dizer que se houver algum ambiente que a temperatura de setpoint seja diferente do especificado na tabela é obrigatório utilizar o método da simulação?

No meu caso, há dúvida porque são laboratórios de pesquisa universitário e apenas em um o setpoint será diferente do especifica na tabela de referência. Neste caso, mesmo que somente uma zona térmica seja diferente, posso utilizar o método simplificado?
comercial

Re: Temperatura setpoint

Mensagem por comercial »

ANACLAUDIA escreveu: Qui Set 02, 2021 7:03 pm Nas tabelas A.1 a A.8 são indicadas as temperaturas setpoint para as condições real e de referência, com a seguinte observação:
***** Caso exista a necessidade da edificação operar com um setpoint diferente, deverá ser entregue uma carta de justificativa ao OIA, seguindo-se então com o método de simulação; nestes casos, deve-se utilizar o mesmo setpoint para a edificação real e sua condição de referência.

Está observação quer dizer que se houver algum ambiente que a temperatura de setpoint seja diferente do especificado na tabela é obrigatório utilizar o método da simulação?

No meu caso, há dúvida porque são laboratórios de pesquisa universitário e apenas em um o setpoint será diferente do especifica na tabela de referência. Neste caso, mesmo que somente uma zona térmica seja diferente, posso utilizar o método simplificado?
Prezada,

Se a área do laboratório for inferior a 10% do valor da área total da edificação, é possível utilizar o método simplificado sem impactos significativos no resultado final. Se for superior a 10%, você pode avaliar essa zona individualmente por simulação, somando o resultado encontrado ao de carga térmica total prevista pelo método simplificado no restante da edificação.
Responder

Voltar para “3.1 Método simplificado para edificações condicionadas artificialmente”